• Uma Administração Pública que gera confiança
    Uma Administração Pública que gera confiança
  • Serviços ágeis e integrados
    Serviços ágeis e integrados
  • Uma Administração Pública à sua medida
    Uma Administração Pública à sua medida
  • Uma Administração transparente e responsável
    Uma Administração transparente e responsável
  • Uma rede integrada para resolver os seus problemas
    Uma rede integrada para resolver os seus problemas
  • Um ecossistema simples e fluido ao serviço do cidadão
    Um ecossistema simples e fluido ao serviço do cidadão
  • Melhorar ainda mais o que foi bem feito
    Melhorar ainda mais o que foi bem feito
  • Foco nas pessoas e nas empresas
    Foco nas pessoas e nas empresas
  • Eficiência para melhorar a competitividade
    Eficiência para melhorar a competitividade
  • Um horizonte de esperança para descomplicar tudo
    Um horizonte de esperança para descomplicar tudo
  • Serviços públicos para todos. Sem barreiras.
    Serviços públicos para todos. Sem barreiras.

OE02 Impulsionar a Gestão Orientada a Processos

 

LINHAS ORIENTADORAS

  • Estipulação de políticas para a estruturação de processos APR.

  • Definição da arquitetura de processos APR sob o crivo da interoperabilidade semântica.

  • Identificação e revisão dos processos de negócio da APR, assinalando as suas ligações, interdependências, redundâncias e duplicações sem valor acrescentado, bem como os de maior impacto.

  • Adequação dos processos da APR à revisão normativa resultante da Simplificação Regulatória.

  • Adequação dos processos da APR, e respetiva legislação de suporte, à transformação digital das atividades da administração.

  • Acompanhamento do ciclo de vida dos processos da APR.

 

MEDIDAS

M02.01 Definir o modelo e a entidade multidisciplinar responsável pela governança da Estruturação de Processos APR.

M02.02 Promover a participação dos stakeholders, através da constituição de equipas multidisciplinares para questões técnicas, incentivando-os ao debate de ideias para encontrar as melhores soluções, bem como à inovação.

M02.03 Estabelecer a arquitetura de processos da APR, através da criação do catálogo integrado de processos da APR.

M02.04 Catalogar os processos de todos os organismos da APR.

M02.05 Uniformizar processos identificados como comuns a vários organismos da APR.

M02.06 Promover uma cultura de gestão da mudança e de risco associada à transformação de serviços públicos.

M02.07 Redesenhar os processos da APR, eliminando ineficiências, redundâncias e duplicações sem valor acrescentado e incorporando-lhes as novas tecnologias no suporte às suas atividades, bem como alinhando-os com a transformação digital da administração.